
O que é a verdade? Em um dos episódios da série A Fundação do Isaac Asimov tem uma passagem que diz mais ou menos assim: a história que fica é a aquela que dentre todas as versões, prevalece. Mas essa versão que prevalece é realmente a verdade? Não, muitas vezes não é.
O mundo de hoje está cheio de versões falsas em sua história. Acompanhamos todos os dias notícias em que já não deveríamos mais confiar porque não carregam a verdade, ao invés disso elas trazem uma visão de mundo distorcida baseada em falsos moralismos e cheia de hipocrisia.
A arma que nós, como sociedade, deveríamos utilizar para combater as versões falsas vem sendo esquecida em diversas culturas. O senso crítico não é mais ensinado nas escolas. Pelo contrário, modelos rígidos de educação formam pessoas cada vez mais robotizadas, automáticas e apressadas em julgar algo que não entendem.
O resultado disso tudo é uma fratura social cada vez maior. As pessoas que detém certo poder para impor suas verdades, prevalecem, exatamente como Le Bon descrevia em 1895. Os tolos sem senso crítico aceitam tais verdades e o mundo passa a girar dessa forma como uma enorme caverna de Platão azul, ou agora cinza por conta da atmosfera poluída pelas queimadas planeta afora.
Mas o que fazer? Àqueles que podem, e tem um mínimo de consciência e sobriedade lêem, estudam, oxigenam seu cérebro e questionam as muitas versões. Questionam sem julgamentos apresados, questionam de forma racional, dentro do que a Psicanálise chama de Ego Integrado, sinal de maturidade na constituição do caráter de cada pessoa.
Pessoas de caráter maduro entendem que bem e mal fazem parte da nossa natureza, sabem que somos, como seres humanos, uma miríade de comportamentos, sentimentos, desejos e impulsos. Pessoas de caráter maduro sabem identificar os interesses ocultos na manipulação de construtos e abstrações feita de forma consciente ou não.
Mas e a verdade? A verdade então é a maior das mentiras. A verdade não existe senão na cabeça preconceituosa de cada um de nós. No mundo de hoje com as várias versões de verdade disponíveis vivemos e as escolhemos como fazemos com as séries da Netflix. Essa verdade combina 98% com você! A verdade é aquela que queremos acreditar, que nem bunda, cada um com a sua!