Liberação de Energia

Faz algum tempo eu comecei a perceber que certas pessoas mudam seus comportamentos e personalidade quando estão realizando certas atividades. É algo como se elas estivessem recebendo uma carga de energia muito grande fazendo aquilo. Elas ficam mais felizes, mais falantes, se movimentam mais, em resumo, se soltam.

Uma dessas atividades que fazem com que as pessoas se soltem é o esporte. Por natureza, a prática do esporte demanda explosão através da geração de uma energia muito forte. Normalmente, após a prática intensiva de algum esporte, nós nos sentimos bem, como se uma descarga de felicidade corresse em nossos corpos.

Outra atividade semelhante é a dança. Note quando você está em um show ou num bar onde as pessoas estão dançando, como elas mudam de comportamento. Naquele ato da dança, elas estão liberando uma energia importante. Se você conversar com elas, vai notar que após a dança elas vão descrever uma descarga de felicidade correndo pelo corpo (semelhante à prática de esporte).

Quem já se pegou cantando uma música enlouquecidamente alta dirigindo o carro? Poisé, assim como a dança e o esporte, cantar músicas de forma livre provoca a mesma liberação de energia que gera a descarga de felicidade correndo pelo corpo.

Bom, tem várias coisas que fazemos que geram a mesma sensação de liberação de energia. Mas, se você notou, eu estou usando muito o termo liberação de energia. Se estamos falando em liberação é porque essa energia estava reprimida de algum outro lugar, certo? Alguma ideia de onde ela foi reprimida?

Pensou?
Pense mais um pouco…
Um pouco mais…
E aí?
Vamos lá então…

Bom, para a Psicanálise, a energia que a gente investe vem dos nossos instintos ou pulsões. E se você respondeu que essa energia tem, ao menos em parte, um fundo sexual, você acertou. Para a Psicanálise, Freud em específico, nossos desejos têm origem no que ele chama de Pulsão Sexual e como, pelo princípio da realidade, nós não podemos executar todos esses desejos, a energia originada por eles acabam por ser gasta por nós em outras atividades.

Note aqui uma coisa muito interessante. Compare a sensação que a gente tem ao liberar nossa energia com a dança, música ou esporte com a sensação da liberação de energia na prática de sexo. É algo muito parecido, com a exceção do orgasmo. Isso porque a fonte de energia é a mesma.

Mas, o que ocorre com as pessoas que não podem liberar essa energia através dessas atividades? A repressão dos desejos vindo das pulsões sexuais sem a liberação da energia gera sintomas sentidos pelo nosso corpo. Depressão, ansiedade, problemas musculares, alérgicos, etc… Não é à toa que a prática de exercício físico é posto por várias pessoas da área da saúde como o grande remédio do nosso século.

Então, meus amigos, a moral da história aqui é: libere sua energia! Se é através da música, dança, exercício, ou o bom e velho sexo, não importa… o que importa mesmo é que você libere geral!