Momentos difíceis

Momentos difíceis nos constroem! Como diz o ditado: o que não nos mata nos deixa mais fortes. Pessoas que passam por momentos difíceis são mais fortes, são mais resilientes, podem carregar cruzes cada vez mais pesadas. Hoje em dia a vida é muito mais fácil para todos, começa pelo fato de que não precisamos sair de nossas cavernas para caçar um animal bem maior que a gente para ter o que comer.

A humanidade evoluiu e tornou a vida das pessoas muito mais fácil, mas com isso perdemos a chance de nos construir pessoas mais fortes, pessoas que pudessem seguir mudando o mundo. Claro que existem exceções a essa regra, mas a grande maioria de nós não está muito à vontade com a ideia de sair da caverna para buscar o que comer. O fato é, quem não passa por momentos difíceis, não cresce!

Existem basicamente duas formas de passar por momentos difíceis. A primeira é quando não temos alternativa, a vida nos coloca em situações que nos forçam a nos construir. Pessoas que nascem em famílias com alguma disfunção são um exemplo (filho com um pai viciado em álcool). Quando a vida nos impõe certas circunstâncias nós precisamos achar formas para sair e com isso vamos crescendo.

A segunda é quando buscamos por momentos difíceis. Sobrepor as fases escolares, iniciar um curso superior, seguir estudando a vida inteira, iniciar um novo esporte, se propor a competir, mudar de cidade, entrar em novos ciclos de amizade, se arriscar em um novo negócio, etc. Esses são todos exemplos de situações complexas que ESCOLHEMOS nos meter e o fazemos porque estamos buscando crescimento. Estes são os momentos difíceis que decidimos ter para gente, formando experiências de vida que ninguém pode nos tirar.

O corpo humano é a máquina mais perfeita que existe na face da terra. Se pararmos um pouquinho para entender nosso corpo podemos entender como ele se constrói. Desde o início é uma briga, é um esforço que cada célula, ou melhor, átomo do corpo faz para ir se formando e se tornando um ser completo. Depois de formados, o corpo passa a operar de forma otimizada. Nesse momento, por exemplo, para que nossos músculos cresçam nós precisamos fazer força (literalmente). Para que o nosso cérebro se desenvolva, precisamos fazer com que ele forme mais sinapses, etc.

O desenvolvimento humano é maravilhoso! Fazer o difícil não é o mais prazeroso no curto prazo. Fazer o difícil dói, incomoda. Mas depois que o difícil é feito, vem a recompensa de longo prazo. Depois que o animal está morto, podemos sentar para nos alimentar, alimentar nossa família. Escolher se aventurar por momentos difíceis é a chave para o crescimento!

Avatar de Desconhecido

Autor: André Ferreira

Diretor de Vendas LATAM na LivePerson, Doutor em Ciências, Mestre em Engenharia e MBA em Gestão de Operações pela POLI USP. Estudante de Psicologia.

Deixe um comentário