Na defensiva

Você já sentou para conversar com uma pessoa e sentiu que ela estava na defensiva com o seu argumento? Quantos de nós estamos realmente abertos a novas experiências ou conhecimento? Faz parte de nosso traço de personalidade o quão aberto estamos a aprender ou ter novas experiências. As pessoas se comportam de formas diferentes em relação a isso.

Um dos fatores que define esse traço é o contexto que vivemos e que estamos inseridos. Quanto mais justo, aberto e seguro esse contexto, maior nossa abertura a novos conhecimentos e experiências. Por exemplo, viver em ambientes muito competitivos e cidades grandes onde há uma certa briga para sobreviver, desfavorece esse traço.

Mas uma das coisas que me surpreende em relação a esse traço é de que algumas pessoas se abrem para aprender com conteúdo de mídias sociais mas se fecham para aprender com pessoas reais, como pais, familiares e amigos. Muitos jovens, por exemplo, tendem a buscar e defender mais conteúdo de TikTokers que o conhecimento de outras pessoas de referência. Aqui em casa temos problemas para demonstrar que o conhecimento das mídias sociais não é adequado.

Ontem conversando com uma pessoa do trabalho falávamos também de quanto os clientes estão na defensiva em relação a aprender novos conhecimentos de fornecedores de tecnologia. Faz parte do traço de abertura discutido antes e o ambiente competitivo das empresas não favorece. Não tenho certeza, entretanto, de como eles procuram aprender e ou experimentar novidades. De repente usam o YouTube ou influencers no LinkedIn como fonte de conhecimento também. O fato é, para aprender de fornecedores, eles se fecham.

Tenho algumas suspeitas de como transpor essas barreiras defensivas nas pessoas. Os TikTokers dão a dica: formato do conteúdo. Eles sabem formatar para informar sobre algo. A segunda é o valor percebido da informação: se o destinatário entende o valor, ele se abre. Mas a terceira é mais interessante: ninguém quer ter que engolir conteúdo forçado. Bom, é testar para ver se funciona 😬

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Autor: André Ferreira

Diretor de Vendas LATAM na LivePerson, Doutor em Ciências, Mestre em Engenharia e MBA em Gestão de Operações pela POLI USP. Estudante de Psicologia.

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