Vencedores e perdedores têm os mesmos objetivos

Li essa frase no livro Hábitos Atômicos do James Clear. É uma afirmação poderosa a interessante, mas faz todo o sentido. Paremos para analisar um pouco do ambiente em que estamos inseridos. Em qualquer ambiente vamos encontrar vencedores e perdedores. Em um ambiente competitivo do esporte vemos isso claramente. Todos dentro desse ambiente possuem os mesmos objetivos, ganhar, se destacar, mas apenas alguns conseguem. O mesmo acontece em nosso contexto social. Todos querem viver uma boa vida, confortável, com qualidade, mas alguns conseguem melhores condições que outros.

Se os objetivos são os mesmos, o que diferencia aqueles que conseguem mais daqueles que não conseguem chegar. O segredo está no esforço, na consistência, na disciplina, na construção. O segredo está no processo, na identidade vencedora de uma pessoa. O segredo está em olhar para dentro, em se focar no que está sob seu controle. O segredo está em NÃO perder tempo com fatores externos fora de nosso controle. O segredo está no processo, ou como o autor coloca, no sistema que decidimos seguir pelo tempo que seja necessário até chegarmos aos resultados.

Em outro livro, The Source, da Tara Swart, ela diz o seguinte: o resultado sempre chega, as vezes demora, mas chega. A persistência e confiança no processo de auto-construção vão fazer com que os objetivos sejam alcançados. Eu conheço muito bem a história de amigas que enveredaram pelo caminho do empreendedorismo. Levaram anos para consolidar sua primeira clínica, com muita persistência e um sistema rígido de construção. Estão iniciando seu segundo negócio e olhando perspectivas de mais crescimento.

Tenho um amigo nos EUA que é minha grande referência para conquistas esportivas. O cara é um touro no que diz respeito a disciplina e determinação. Um verdadeiro monstro que se construiu focado naquilo que ele pode controlar. Não bastasse tudo que ele construiu, segue buscando melhorar em outros aspectos psicológicos para seguir crescendo. É um super exemplo de como o processo entrega o resultado, cedo ou tarde.

Mas o maior exemplo de todos para mim é a minha esposa. Faz 10 anos ela teve um câncer grave com um prognóstico muito desfavorável. O tratamento era duríssimo, a taxa de desistência do protocolo de tratamento era enorme de acordo com os estudos científicos. Nunca vi tamanha força, persistência e determinação. Ela se agarrou naquilo que ela controlava, sua fé em Deus e nela mesmo para terminar o tratamento. Ela seguiu à risca, não importava o contexto. Resultado, 10 anos depois, firme e forte!

A grande maioria das pessoas não chega lá não porque não tem o potencial, todos temos. Não chegam porque desistem, não querem passar pelo trauma da mudança ou o suor da persistência. A diferença entre o vencedor e o perdedor é o quanto se persiste, com disciplina e inteligência. Os perdedores não entendem que o interessante é o caminho e não a chegada. É no caminho onde estão as experiências. O foco do vencedor é sua construção ao longo do caminho. Ele nunca vai dizer: “fui prejudicado”. A pessoa com identidade vencedora vai dizer: “levei um tombo, mas já vi onde tropecei, vou melhorar e vai ser bom”.